Piscinas naturais em Porto de Galinhas

O paraíso chamado Porto de Galinhas possui as piscinas naturais como grandes atrativos para os turistas. Com lindas piscinas naturais de águas cristalinas, essa visita deve estar no seu roteiro da viagem.

Porto de Galinhas

A praia de Porto de Galinhas fica localizada no município de Ipojuca, no estado do Pernambuco. É uma região que possui piscinas de águas claras e mornas formadas entre corais, além de estuários, mangues, areia branca e coqueirais. Resumindo, é um paraíso tropical no coração do Brasil.

A praia de Porto de Galinhas oferece toda a comodidade que uma boa região praiana deve oferecer. Na cidade, há postos de gasolina, bancos, postos de saúde, hotéis e pousadas, igreja e muito mais.

Porto de Galinhas é muito conhecido por sua beleza natural, e isso se dá por conta do grande e magnífico conjunto de recifes que fica próximo da orla. A crescente procura pelo turismo na região cresceu no fim dos anos 80, quando os turistas de todo o país começaram a descobrir a praia de Porto de Galinhas, fazendo o turismo nos recifes e piscinas naturais aumentassem. Começaram a surgir hotéis, resorts, pousadas e outros tipos de apoio aos turistas que ali visitavam.

Para se locomover em Porto de Galinhas não é difícil, pelo contrário, é bem fácil, pois tudo é bem próximo. Alguns dos hotéis e pousadas que ficam um pouco mais distantes, possuem um tipo de translado que leva os turistas até o centro em horários previstos por eles. A cidade já possui uma boa frota de táxis, mas com a modernização, a cidade também conta com os aplicativos de locomoção, como Uber e 99 POP, que ajudam os turistas.

Piscinas naturais

As famosas piscinas naturais em Porto de Galinhas são um grande atrativo para os turistas que visitam as praias da região. As piscinas naturais possuem suas águas transparentes e mornas, com a vida marinha bem ativa, podendo interagir.

A maioria das piscinas naturais são formadas entre os recifes de corais que cercam a orla. Quando a maré está baixa, essas piscinas de água verde-turquesa podem ser acessadas por meio de barcos ou jangadas.

Dentro das piscinas vivem muitos peixes coloridos. Você pode nadar e mergulhar junto aos peixes, bem como alimentá-los; geralmente os guias levam e lhe dão ração. Dessa forma, os peixes se aproximam de você.

Na maré baixa, as jangadas partem da Praia Porto de Galinhas e, em média, chegam com dez minutos às piscinas naturais. O valor médio é de R$ 15,00 e inclui óculos de mergulho e ração para os peixes.

Quase um cartão postal, o coral, que tem o formato do Brasil é um ótimo e lindo lugar para tirar fotos e fazer uma visita.

Como fazer o passeio às piscinas naturais

As jangadas saem, geralmente, em frente a praia do centro. As jangadas começam a sair 2h antes do nível mínimo da maré, e esse é o horário ideal para sair. Se você quiser entrar na piscina dos peixinhos, precisará chegar ao coral cedo; com meia hora de antecedência para o nível mínimo da maré. Nesse horário a piscina é desocupada, podendo ser vista e fotografada, mas lembre-se, não pode entrar.

O passeio costuma durar cerca de 1h30. São 15 minutos até o local das piscinas e a permanência no coral é, geralmente, de 30 minutos. A segunda parada para banho dura o mesmo tempo, totalizando os 30 minutos.

O passeio fica ainda mais bonito durante as luas cheia e nova, quando a maré baixa acontece pela manhã e seca mais os corais, expondo mais esses corais e tornando a água mais cristalina. O passeio não vale a pena em dias nublados ou chuvosos; sem incidência direta da luz solar, as piscinas ficam opacas.

Dicas:

  • Use chinelos ou sapatos próprios para mergulho, para proteção dos pés e para evitar machucados nos corais e ouriços;
  • Leve câmera fotográfica;
  • Saia quando a maré estiver descendo.

Conclusão

A visita aos recifes de corais e nas piscinas naturais de Porto de Galinhas deve estar em seu guia de viagem, pois se trata de um paraíso natural, sendo bem calmo e tranquilo, com águas cristalinas e interação com a vida marinha. Coisas que não se encontram em qualquer lugar.

Não é atoa que desde 2001 a praia de Porto de Galinhas é considerada uma das praias mais bonitas do país, então, nossa recomendação é que você visite as piscinas naturais de Porto de Galinhas.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.