Ilha de Santo Aleixo: Conheça esse paraíso próximo de Porto de Galinhas

A Ilha de Santo Aleixo é um paraíso. Menos procurada que as prais de Porto de Galinhas e a Praia dos Carneiros, e bem mais calma também, esse destino pode ser o ideal para você.

Porto de Galinhas

A praia de Porto de Galinhas fica localizada no município de Ipojuca, no estado do Pernambuco. É uma região que possui piscinas de águas claras e mornas formadas entre corais, além de estuários, mangues, areia branca e coqueirais. Resumindo, é um paraíso tropical no coração do Brasil.

A praia de Porto de Galinhas oferece toda a comodidade que uma boa região praiana deve oferecer. Na cidade, há postos de gasolina, bancos, postos de saúde, hotéis e pousadas, igreja e muito mais.

Porto de Galinhas é muito conhecido por sua beleza natural, e isso se dá por conta do grande e magnífico conjunto de recifes que fica próximo da orla. A crescente procura pelo turismo na região cresceu no fim dos anos 80, quando os turistas de todo o país começaram a descobrir a praia de Porto de Galinhas, fazendo o turismo nos recifes e piscinas naturais aumentassem. Começaram a surgir hotéis, resorts, pousadas e outros tipos de apoio aos turistas que ali visitavam.

A região possui piscinas de águas claras e mornas formadas entre corais, além de estuários, mangues, areia branca e coqueirais. Toda a região é muito frequentada por turistas e surfistas de diversas nacionalidades, sendo eleita pela revista Viagem e Turismo, da Editora Abril, como a “Melhor Praia do Brasil” por 10 vezes consecutivas.

Para se locomover em Porto de Galinhas não é difícil, pelo contrário, é bem fácil, pois tudo é bem próximo. Alguns dos hotéis e pousadas que ficam um pouco mais distantes, possuem um tipo de translado que leva os turistas até o centro em horários previstos por eles.

A cidade já possui uma boa frota de táxis, mas com a modernização, a cidade também conta com os aplicativos de locomoção, como Uber e 99 POP, que ajudam os turistas. Para conhecer as praias, uma boa pedida é fazer o passeio de bugue “ponta a ponta”, que passa por toda a orla local.

Ilha de Santo Aleixo

A Ilha é uma propriedade particular, mas o uso de suas praias é permitido de forma limitada: apenas 80 pessoas podem entrar na ilha por dia. Isso porque estamos falando de uma área de preservação ambiental, então todo o cuidado com o meio ambiente é pouco.

A Ilha de Santo Aleixo pertence administrativamente ao município de Sirinhaém e os passeios saem de Barra de Sirinhaém. Somente a área de areia é explorada turisticamente, por isso a ilha de Santo Aleixo não possui restaurantes nem hotéis.

Ilha de Santo Aleixo: Conheça esse paraíso próximo de Porto de Galinhas

É um passeio fantástico na ilha de origem vulcânica, que tem uma incrível praia interna, rasa e com águas claras, onde você pode nadar junto com lindos peixes coloridos.

A Ilha de Santo Aleixo fica a cerca de 30 minutos da Praia dos Carneiros e ao mesmo tempo das praias de Porto de Galinhas. A ilha fica situada a apenas dois quilômetros da barra de Sirinhaém, e leva cerca de 10 minutos para o barco chegar até a ilha.

A Ilha de Santo Aleixo realmente parece paradisíaca. A grande faixa de areia branca, junto com as águas azuis, com árvores tropicais e muita calma, faz da ilha uma cena de filme.

A pequena ilha possui três prais, com algumas diferenças entre si. A praia que as lanchas aportam, a praia do meio, tem suas águas calmas e mais quentes. A praia da esquerda, que fica mais próxima às rochas e do oceano, tem as águas mais agitada e mais fria que a do meio. A praia da direita é conhecida como Praia da Ferradura, é a praia mais bonita e tranquila dali, com alguns corais, formando piscinas naturais na maré baixa. As três praias oferecem a possibilidade de realizar atividades como caiaque, mergulho e snorkeling.

Existe ainda uma trilha para se fazer na Ilha de Santo Aleixo. A trilha passa por muitas pedras, que são escorregadias, por isso, recomendamos que utilizem calçados apropriados, mas a trilha não é difícil.

Por se tratar de uma ilha de origem vulcânica, no calor essas pedras esquentam muito, por isso também, reforçamos a recomendação de calçados apropriados.

O passeio vai até o ponto mais alto da Ilha de Santo Aleixo em que é permitido os turistas irem. Os guias que acompanham o passeio são, na maioria, bem solícitos e gente boa e contam um pouco da história da ilha durante a caminhada. Ao atingir o ponto máximo da ilha, a vista é maravilhosa.

E graças a formação vulcânica, as várias rochas no fundo da água viraram moradias para diversos tipos de peixes e por isso a Praia da Ferradura é um local fantástico para snorkeling, e ainda tem a grande vantagem de não ter nenhum coral! A flutuação é bem tranquila e a profundidade da água não varia muito.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.